segunda-feira, 31 de março de 2014
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
DECIFRAR AS PALAVRAS
Ahmed, 7 years old, stands before a Free Syrian Army stronghold in
The Huffington Post
|
“Espero uma espécie de alma gémea do outro lado
do texto”
Mário de Carvalho
Olho para trás com vontade
de corrigir o passado e percebo que nos habituamos a não ter sido. Se fechar os
olhos, por instantes, fico a uma distância segura da memória e do medo num
universo que achava infinito e renovável, espécie de física quântica ou de tijolos
sobrepostos a emparedar a nossa ingenuidade e pergunto-me se alguma vez
estivemos completos ou se passámos a vida a apanhar cacos desde a
infância.
Pego no papel e lápis e
procuro, nas palavras, encurtar o abismo que nos separa, nesse cansaço de fim
de tarde, sem conseguir explicar porque ficou o coração apertado assim tão de
repente e tão difícil de decifrar. Sonho somar rugas, cicatrizes, marcas, lastro
que o tempo larga em dias mansos, perder
os meus limites à espera do milagre, do fim da novela, ou da Ressurreição no teu
corpo. Estou
sempre de partida e sem destino, homem brando a levar a vida em banho-maria, a
sentir o corpo ausente, a desejar que o remorso fosse pedra para poder lançá-la
e aliviar a carga. Em sonhos, viajo para muitos lugares, para longe e durante
muito tempo e fico o mesmo, sem certezas geográficas, nomes ou aritméticas.
Assim eram os pássaros.
Toda a realidade se dissolve numa abstracção de
Schiller ou Kant... E depois fico assim, parado a meio do texto, sem ideias ou
vontade, à espera que ele se escreva sozinho. Fumo um cigarro e penso que o
universo é uma dialéctica entretida a subtrair coisas boas do teu sorriso e a
fazer-nos viver com a diferença. O dia não ajuda. Está frio e cinzento, vai
chover e não trouxe guarda chuva. Oiço baixinho uma música do Einaudi. Deixa-me
assim no rame-rame de uma melancolia doce, politicamente correcta, aceitável,
se assim se poderá dizer. Certo é que
continuo sem produzir.
Olho para a
frente e vejo que o céu está cheio de pássaros e percebo, então, que ganho asas quando
escrevo, que a moral da história está naquele
livro que nunca lemos, e que decifrar estas palavras é repeti-las no tempo e no
espaço, em que o amor é a nossa única liberdade...
domingo, 2 de fevereiro de 2014
GRUPO LEYA
A Leya soma e segue e consegue o pleno! Por um lado,
empurra, alegremente, os autores consagrados para a concorrência (Saramago,
João Tordo, Richard Zimler, Miguel Sousa Tavares) por outro, não abre as
portas aos novos. Atente-se no mail recebido,
recentemente, da editora da D.quixote,
chancela do grupo Leya:
“ Muito obrigada pela sua mensagem!
Uma vez que é a minha colega M… quem se ocupa
da publicação de novos autores nas chancelas do grupo LeYa, aconselho-o a
escrever-lhe enviando-lhe a sua proposta. Estou certa que ela a acolherá com o
maior interesse.
Cordialmente,
… Dom Quixote “
Ou seja: Se o responsável pela análise
editorial tiver preferência por uma certa
lógica ou estética narrativa, o seu interesse estará formatado para um
determinado tipo de escritor à semelhança daqueles que descobriu nos últimos
tempos tornando, assim, o envio de um manuscrito para a D.Quixote , para a Oficina do livro ou outra chancela do
grupo, igual à compra de um sabonete de alfazema e óleo de amêndoas
doces no Pingo Doce ou no Continente. Estranha, esta estratégia comercial do
engenheiro Paes do Amaral. Fechar a porta aos novos e empurrar os velhos, é morrer mais cedo... Assim como o país, de resto...
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
LIVROS & LEITURAS
Livros & Leituras ė uma revista literária de grande qualidade, pretígio e com muito dinamismo. Um espaço vivo, de partilha e divulgação de novos e velhos autores. Depois da referência ao Lusitânia Online na semana anterior foi publicada, hoje, a entrevista a este autor que reconhecidamente se congratula com a oportunidade. Uma entrevista com uma ponta de ironia e humor como não podia deixar de ser. Aos administradores da Livros & Leituras o meu sincero agradecimento.
Quem é?
Quem sou? Há 48 anos que procuro responder a essa questão. Nem o Freud explica… (risos) Mas na parte que me conheço , para além do humor afiado e da resposta pronta, licenciei-me em Línguas e Literaturas, fui professor e tornei-me bancário. Alinhavei algumas letras e parágrafos em suplementos literários de jornais durante a década de 80 e administro, actualmente, o blog bento-vai-pra-dentro-bento.blogspot.com, onde publico textos de prosa sobre diversos temas, ligados à crítica de costumes, onde se reflecte sobre a sociedade portuguesa contemporânea. Participei na Coletânea Balaio de ideias e publiquei em edição de autor no Brasil, o livro Lusitânia Online.Continuo a alinhavar letras e parágrafos em colaboração dispersa em revistas nomeadamente na versão portuguesa da The Printed Blog. Em 2012 tive um conto premiado e publicado nos Novos Talentos FNAC da literatura, tenho
um romance pronto para editar ( Verde, código verde – Um português a fazer de Deus) e continuo, teimosamente, a escrever na antiga ortografia.v
Como e quando começou a interessar-se por literatura?
A necessidade e o interesse pela leitura e pela escrita manifestaram-se desde muito cedo. Depois de devorar, em pequeno, uma infinidade de livros sem descriminar géneros ou estilos, para além das leituras “normais” para a idade comecei também a despertar para as histórias que a minha avó contava baseadas nas novelas do Camilo. A leitura e a escrita acompanharam a minha adolescência onde o interesse pelo Português marcava já uma predominância sobre todas as outras disciplinas. A dificuldade na geometria e na aritmética e um excelente professor de Português no Liceu Pedro Nunes fez o resto…
Por que motivo resolveu escrever livros?
Pelo mesmo motivo que me leva a beber água ou a dormir… Uma necesidade! De início, talvez para esconder uma certa timidez que me levava a ser avesso a falar em público ou expressar-me oralmente e a ter maior facilidade em comunicar por escrito, mas rapidamente me afeiçoei à palavra escrita, à sua durabilidade e plasticidade. A escrita é a forma que encontrei para agitar as consciências, para despertar os outros, através dos pequenos episódios do nosso quotidiano formatado para o consumo.
Qual foi a obra que mais gostou de escrever e porquê?
Para além do conto publicado nos Novos talentos da literatura FNAC 2012 (Fashion Heroine) e alguns contos do Lusitânia Online (edição de autor publicada no Brasil) o Manucrito Verde código verde. O primeiro retrata a submissão de um casal ao seu fado e de uma mulher que, em ditadura, consegue (literalmente) estilhaçar essa submissão e obviamente, também pelas palavras elogiosas de Valter Hugo Mãe sobre o mesmo. Quanto ao manuscrito... Agrada-me por ser uma história de resistência. Uma crónica que decorre em dois planos distintos: período revolucionário de 74 e no verão de 2012. O encontro entre antigos companheiros num jantar de evocação de memórias. Um percurso em busca dos amigos por parte do protagonista, por vezes amargo, por vezes irónico que o faz descobrir-se e descobrir que é um inadaptado à efemeridade dos tempos modernos. Uma existência vertiginosa a esgotar-se em gadgets, créditos e prestações. A imbecilidade progride na proporção do crédito concedido. Deixaram de ser genuínos e absorveram carácter massivo e imparável da cultura de globalização. No final, resta o desencanto com o rumo da revolução numa geração a atravessar a crise da meia idade. E resistente também por insistir na sua publicação...
Em que é que se inspira para escrever um livro?
No ser humano! No seu grau de exposição e fragilidade. Na imagem de pessoas frágeis à superfície que desconhecem a sua força. Gente que vive ao nosso lado e tem problemas grandes, pequenos, sérios, caricatos. Na ironia do quotidiano, acima de tudo na nossa capacidade de nos rirmos da nossa história recente fértil em disparates...
Se não fosse escritor, o que gostava de ser?
Bancário não faria parte das opções, seguramente. Não vejo outra opção para além da escrita, actividade a que gostaria de imprimir um cunho profissionalizante...
Quais são seus autores preferidos?
Tantos e tão díspares. Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe, pela densidade psicológica das personagens, pela teia de enredos ora espessos, ora de uma simplicidade brutal. O artifício do trabalho literário. A escrita sai num jorro encadeada e enredada em pensamentos crus, irónicos, pequenas histórias, delírios em ritmo intenso e contínuo. No final, a revelação do conflito interior do personagem ou do narrador. Luís Sepúlveda pela capacidade de efabulação, Miguel Torga pela ligação telúrica, pela palavra pesada e trabalhada no sentido de descrever as condições das gentes da terra, reminiscências da juventude na aldeia.Os neo-realistas pela forma de resistência ao regime, Teolinda Gersão, Lídia Jorge, Proust, Margerite Yourcenar...
Que conselho daria a alguém que deseje vir a ser escritor?
Aqueles que continuo a repetir-me... Ler muito, escrever mais ainda, persistir com entusiasmo, acreditar sempre! Fazer uso das ferramentas informáticas, das redes sociais, participar, intervir, ter uma causa para escrever, encontrar o modo, o tom e contrariar o desinteresse dos agentes literários. Havendo público, o escritor de causas, mais tarde ou mais cedo, terá o seu lugar na literatura.
Para quando um novo projecto editorial?
Terminei a revisão e reescrita do Verde código verde, continuo a acreditar que é um projecto viável a nível literário e comercial, rompe com alguns canônes e é um projecto bem humorado e com sensibilidade. De qualquer forma comecei a trabalhar noutro projecto que já vai com algum vanço. Um romance sobre uma escritora que reside na ilha de Chipre, a maior parte do tempo, numa antiga casa de pedra no sopé das montanhas e que terá, de uma vez por todas, que acertar contas com o seu passado... Não tinha a intenção de visitar a Sicília naquele verão, mas o convite para participar num filme parecia muito excitante, uma oportunidade a não perder. A vida tinha corrido tranquilamente no último ano e ela pensou renovar velhas amizades e conhecer um punhado de estrelas de cinema de renome. Havia um pequeno senão... Anos antes, tinha sofrido uma experiência traumatizante naquele mesmo local - um encontro que pensou estar ultrapassado. Mal sabia ela que a morte acidental de uma bela e jovem atriz durante as filmagens a arrastaria, uma vez mais, para uma espiral de acontecimentos fora de controle. Acidente ? Assassinato? Disposta a resolver o mistério, mas em fuga de um passado que queria esquecer, acaba por se cruzar com um administrador bancário, também ele em fuga, com um segredo perigoso e muito dinheiro para pôr a salvo. Uma viagem pelo mediterrâneo que os trará ao sul de Portugal onde pensam resolver o mistério, mas onde a pacatez e o bucolismo da paisagem apenas esconde uma provação ainda maior... Um projecto com um enredo atractivo, uma narrativa onde predomina o equilíbrio entre o sarcasmo, o suspense e a sensibilidade e com personagens das quais vamos querer ficar a saber o final da história...
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
SÍTIO FASCISTA
"Certamente ainda não se apercebeu mas verifico que os artigos aqui publicados estão vedados aos comentários livres de censura (visto prévio), o que constitui uma ameaça à liberdade de expressão, pelo que vou inserir este sítio na Lista dos Sítios Fascistas na Internet, em: http://fascistas.blogs.sapo.pt Por favor, dê liberdade aos leitores do seu blogue, assim os RESPEITANDO, e depois comunique a alteração para ser retirado da lista negra. Note que se aceitar todos os comentários, sem prévio controlo, pode sempre, mesmo depois de publicado e quando quiser, apagar todos os que quiser, mas não faça censura prévia, por favor. Liberte-se a si e as seus leitores. (lrasnra@sapo.pt)""
Assim rezava o teor do comentário ao último post deste blog... Já me pregaram partidas no passado e cheguei a ter alguns dissabores. Quem anda à chuva molha-se e quem se dedica à escrita tem que se sujeitar a críticas, gostos e opiniões, mas esta não lembrava ao diabo... Colocar o nosso blog Bento-vai-pra-dentro, numa lista de sítios considerados fascistas onde, entre outros, pontificam blogs credíveis de todos os quadrantes políticos e de temas muito diversos só me pode fazer esboçar um sorriso e congratular-me com a excelente companhia do "Arrastão", do blog do Paulo Pinto Mascarenhas, dos "Jardins suspensos" e do "Clube de pensadores". Obviamente que cada um é livre de se expressar, pensar e opinar, contudo, gostaria de ver a mesma preocupação relativamente aos insultos, ameaças e o chorrilho de banalidades com que normalmente somos mimoseados...
A ser lido aqui: http://fascistas.blogs.sapo.pt/260.html
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
ALGURES... NUMA PAREDE DE LISBOA
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
RESET
Atravessamos a tempestade
perfeita… Para além da mediocridade crónica da classe política, assistimos
também à degeneração da intelectualidade, supostamente progressista, da nossa
praça, aburguesada e perdida em serões e tertúlias, lentamente imolada na
fogueira das vaidades, do croquete e do pastel de nata. Uma juventude alienada
ou em debandada para o estrangeiro, um povo refém do liberalismo consumista,
sem vontade, anestesiado pelos fait divers do futebol e outras personagens de
pacotilha. É na dureza dos conceitos que reside a verdade e dizer a verdade é a forma mais revolucionária
de dar sentido às palavras. De outra forma não evitamos o vazio e, com ele, não
saímos do lodaçal…
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
DA LITERATURA
http://novaziodaonda.wordpress.com/page/4/ |
Depois do naufrágio... texto literalmente caído do céu...
- Então, sr. dr., o que recomenda, Prozac? - Não. No seu caso, só Balzac. - E álcool, posso beber? - Meio Bukowski ao jantar, mais nada. - E se não resultar? - Ó homem, não se preocupe, esta receita é perfeita para si. - Mas… e se não resultar? - Bem, em último recurso, mas só mesmo como última hipótese, meia Alexandra Solnado e seja o que Deus quiser.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
NAUFRÁGIO
Sentia o vazio
absoluto nas escolhas, no riso e na falência das
palavras. O corpo em silêncio guardando apenas a lembrança doce, a repetir-se
com inquieta resignação, do tempo em que ela lhe pedira para voar e ele se
esquecera onde deixara as asas. Envelhecer era ver as coisas crescer por
dentro, metáfora lenta do amor, terrível subordinação à linguagem. Gostar de ti
era, então, uma gramática sem excepções a perder-se no olhar, contorno
definido, rasgado de azul, a acotovelar-se na existência. Viver era morrer um pouco todos os dias em paz com o mundo e a paisagem. O destino tornou-se, assim, uma espécie de folha
rasurada, várias vezes, onde perdia o
teu corpo, fragmentado em memórias, e o achava inteiro, suspenso na métrica e no perfume das palavras
a dar voz à beleza em redondilha
maior, cliché mais-que-perfeito estafado de realidade. Sem lirismos para
reconhecer os teus sentidos, neles, sou marinheiro decidido no mar, que entre
nós, não deixa minguar a vontade de sorrir contigo...
7PECADOS
7 Pecados... Uma colectânea de gente interessante que semeia palavras por aí... Uma excelente organização da Pastelaria Studios com o empenho e profissionalismo da Maria Teresa Queiroz. Foi a oportunidade de divulgar mais umas palavras participando com um pequeno conto e de conhecer autores com quem apenas dialogava no mundo virtual, numa noite fantástica. O livro já se encontra na plataforma Goodreads para o respectivo rating...
terça-feira, 3 de setembro de 2013
ENTREVISTA COM TEOLINDA GERSÃO
Um privilégio imenso publicar a entrevista que Teolinda Gersão teve a amabilidade e disponibilidade de conceder ao nosso blog poupando, ainda o anfitrião, à dificuldade em sintetizar a sua nota biográfica... Um grande momento de uma grande senhora das letras.
NOTA BIOGRÁFICA:
Teolinda Gersão estudou
nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de Português na
Universidade Técnica de Berlim e Professora catedrática na Universidade Nova de
Lisboa. É autora de doze livros (romances e contos), traduzidos em onze
línguas. Foram-lhe atribuídos por duas vezes o Prémio de Ficção do Pen Club (O
Silêncio 1981, O Cavalo de Sol,1989)o Grande Prémio
de Romance e Novela da APE (A Casa da Cabeça de Cavalo,1997),
o Prémio da Associação Internacional dos
Críticos Literários (Os Teclados 1999), o Grande Prémio
do Conto Camilo Castelo Branco (Histórias de Ver e Andar,2002), o
Prémio Máxima de Literatura, o Prémio da Fundação Inês de Castro (A
Mulher que Prendeu a Chuva), e foi shortlisted para o Prémio Europeu de
Romance Aristeion.
Foi escritora-residente
na Universidade de Berkeley em 2004.
Alguns dos seus livros
foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.
Os seus livros mais
recentes são A Cidade de Ulisses,romance, 2011,e As Águas Livres,Cadernos
II,2013.
Mais informação em
www.teolindagersão.wordpress.com
ENTREVISTA:
1- Fez
uma declaração de amor à língua portuguesa em Junho de 2012 onde, num texto
primoroso, aliou mordacidade, humor
e reflexão.
“Vou
chumbar a Língua Portuguesa, quase toda a turma vai chumbar, mas a gente está
tão farta que já nem se importa. As aulas de português são um massacre. A
professora? Coitada, até é simpática, o que a mandam ensinar é que não se
aguenta.”
A esta
distância acha que há,
agora, mais amor à língua portuguesa, ou que, pelo contrário, com a polémica do acordo
ortográfico à ilharga ,“ a turma vai acabar por chumbar”?...
A
“redacção” que escrevi em 2012, ”Declaração de amor à língua portuguesa,” era
um texto muito irónico, mas realista. O
ensino que se faz da língua consiste basicamente na aprendizagem de uma
terminologia e, por muito bons que sejam os professores, os alunos resistem a
aprender o que acham tão absurdo como inútil. O que só prova que são
inteligentes. O MEC tem os chumbos e as péssimas notas que merece.
Quanto
ao desastrado “Acordo” Ortográfico, há um número crescente de vozes de protesto
que o recusam liminarmente, em Portugal e fora dele. O que é um bom sinal de
que estamos vivos.”Estou vivo e escrevo sol”, escreveu António Ramos Rosa. Nós
estamos vivos e escrevemos/dizemos: Não.
2 - Em, A casa da cabeça de cavalo, o personagem Januário interroga-se
sobre se primeiro se deveria ter um estilo e só então escolher as
palavras...Estas são também interrogações suas? Construir uma história, um
texto em que se consiga atingir o equilíbrio entre a beleza da palavra, o estilo e
a necessidade de reflexão? E esse equilíbrio surge-lhe de forma natural ou tem,
por trás, um aturado trabalho?
Esse
passo (como aliás todo o romance) é também muito irónico. Ninguém é escritor
porque construiu a priori um estilo, só quem nada percebe de literatura pode
julgar que se aprende a escrever através da teoria da literatura,da retórica
literária,da linguística ou de qualquer outra disciplina.
3 – Em A cidade de Ulisses a relação amorosa de um casal é
o pretexto para abordar o amor, a liberdade, a identidade, a opressão e
revisitar Lisboa, a antiga e a moderna, traçando paralelismos entre episódios
de ruptura no passado e a situação actual. Acredita que é na criatividade, na arte e na cultura que
reside a chave para vencer
este fado de crise que ciclicamente atravessa a nossa sociedade?
Nada
nas nossas crises é “fado”, mas sim corrupção e incompetência – por vezes
incompetência voluntária, recusa de mudar o status quo por conveniência, o que
é também uma forma de corrupção. Escrevi um romance sobre Lisboa, mas vejo-a da
perspectiva de personagens que estudaram e viveram anos fora dela, e têm por isso um olhar diferente. O fado não é uma
canção melancólica, digo por exemplo no livro: é uma canção altiva. Porque é
assim que penso, somos um povo corajoso e altivo, e não brando e resignado. E
somos imensamente criativos, o que é uma enorme mais valia, não tenho a menor
dúvida sobre isso.
Amo muito Lisboa, sim. Estou satisfeita com o
que, década após década, antes e depois de 74, o poder autárquico e político
têm feito dela? A resposta é não. E em relação ao país, à mesma pergunta daria
a mesma resposta: Não.
4 - No
livro A mulher que prendeu a
chuva assistimos a um
quotidiano onírico, fantástico, reflexivo. Num dos contos, As tardes de um viúvo aposentado, assistimos ao
personagem a tentar preencher o seu dia, a inventar situações e saídas para
poder ocupar o seu tempo. Acha que esse é o tormento do homem moderno? Num
mundo evoluído tecnologicamente o homem acabar por ficar só num mar de
gente...?
É
verdade que a solidão é um problema actual. Existiu sempre, mas a modernidade
agravou-o. No entanto isso não é uma fatalidade, e é possível encontrar
saídas.O problema não está nas coisas a que acedemos, que, em si próprias, são
neutras, está no bom ou mau uso que fazemos delas. A tecnologia por
exemplo pode afastar ou aproximar as pessoas. No fundo, tudo depende
sempre de nós. Escolher é possível.
5 - Nos
seus livros sentimos que a vida
pode ser experimentada a cada linha que se lê... É esse o papel da literatura?
Experimentar o mundo? Deixar pistas para aquilo que não vemos no dia-a-dia?
Acredito
que a literatura alarga o horizonte e a experiência do mundo. Os analfabetos
(em sentido real e em sentido lato, de analfabetismo cultural) são
incomparavelmente mais limitados e mais intolerantes do que aqueles que lêem
(que sabem ler, também no sentido mais vasto do termo). O próprio gesto de
abrir um livro (sem o qual na minha perspectiva a vida não seria vida) é um
gesto de liberdade: um novo espaço se abre, e nos convida a percorrê-lo.E é, ao
mesmo tempo, um gesto de humildade: algo que ainda não sabemos, não conhecemos,
não temos, vai ser-nos oferecido e acrescentado, porque estamos sempre num processo
de crescimento e de aprendizagem,que só chega ao fim quando morremos.
6
- A última questão, normalmente, mais “leve”... A Teolinda Gersão já... prendeu
a chuva?...
(Risos)
Oh,não, eu amo a liberdade e o espaço, e, mesmo que pudesse, nunca prenderia
nada! Nem o sol nem a chuva!
POEMÍNIMOS
Já tive oportunidade de o referir noutras ocasiões, esta é mais um pretexto para agradecer e dar um abraço ao Eduardo P. Lunardelli. Privilégio meu, ter conhecido através dos blogs, um homem generoso, em permanente contacto com os amigos e divulgando incansavelmente o seu trabalho e o dos outros. Um jovem com uma energia contagiante que acabou de editar mais um livro. Uma edição graficamente irrepreensível de pequenos poemas, irónicos uns, sensuais, outros, mas todos eles com um ritmo frenético e sabor a provocação...
Grande abraço, Eduardo.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
PIROPOS EM BLOCO
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
ENTREVISTA COM PAULO MOREIRAS
E enquanto as nossas palavrinhas não se decidem a regressar fiquemos com as do escritor Paulo Moreiras numa entrevista concedida há algum tempo e que julgava perdida. Uma entrevista onde poderemos ficar a conhecer melhor um homem culto, afável e que, generosamente, acedeu ao nosso pedido. Após uma breve biografia oficial, aqui ficam algumas linhas trocadas sobre a sua obra e a sua visão da escrita num tom sereno e grande riqueza vocabular.
Nasceu em Agosto de 1969, em Lourenço Marques, Moçambique. Arribou a Portugal em 1974. Viveu no Douro, passou por Almada e vive agora em Meirinhas, perto de Pombal. Em 1996 publicou como argumentista “Hermínio, Regresso a Portucale”, em parceria com o desenhador Victor Borges. Em 1999 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária na modalidade de Narrativa. Entre Agosto de 2000 e Agosto de 2001 foi o coordenador do destacável cultural “Viver”, do semanário Jornal de Leiria, tendo colaborado também nos semanários O Correio de Pombal, Tribuna do Oeste, Região de Cister e no mensário Jornal das Cortes, neste último com prosa e poesia. Publicou o romance A Demanda de Dom Fuas Bragatela e, mais recentemente, Os dias de Saturno.
Caro Luís Bento,
Obrigado também pelo convite de figurar na sua galeria de entrevistados.
Aqui ficam as minhas respostas, desejando que correspondam às suas expectativas.
Um abraço,
Paulo Moreiras
1 - Se passarmos em revista alguns dos seus títulos: “Elogio da Ginja, o B.I. do tremoço ou o B.I. da Morcela ", escorregamos suavemente para a temática da gastronomia. De que forma, e como descobriu ter a gastronomia lastro para desenvolvimentos literários?
Por pura curiosidade, facto aliás que já carrego comigo desde a infância. Tive o privilégio de ter vivido numa pequena aldeia nas margens do Douro, quando vim de Moçambique, e de ter andado à descoberta dos inúmeros frutos que existiam nas terras da minha avó e dos meus tios. Parecia um Tom Sawyer, descalço, a correr pelos campos, a subir às árvores e a comer toda a espécie de frutos enquanto via os comboios ou os barcos a passarem. Junte-se a tudo isto a enorme riqueza gastronómica que degustei então, a broa acabada de sair do forno regada com azeite, as vindimas e as "buchas" comidas de permeio durante a jorna. Uma maravilha. Essas memórias levaram-me sempre a saber mais sobre os alimentos, as práticas culinárias e as tradições associadas. Infelizmente em Portugal não existe muita investigação sobre estes temas, comparativamente com outros países. Aos poucos fui satisfazendo as minhas curiosidades com estes pequenos trabalhos. Mas ainda há muito para fazer, tanto mais que a Gastronomia Portuguesa faz parte do nosso património cultural desde 2000 e há um conjunto de práticas que não podem, nem devem, cair no esquecimento.
2 – Em “ A Demanda de D. Fuas Bragatela” o herói (ou anti-herói) “arrasta-nos, ora por estradas reais, ora por semideiros escusos, em demanda de um dos mais importantes tesouros da Cristandade.” Tendo em conta este seu romance e olhando para a nossa história, poderemos concluir ser esta a génese da alma lusa? Andar em Demanda de qualquer coisa?
Esse é o nosso fado e o nosso destino. As demandas que todos carregamos servem para nos levar mais longe, arriscando, inovando, preenchendo-nos. Assim se constrói a nossa vida e o nosso património, as nossas memórias. O problema surge quando não sabemos bem definir as demandas que nos movem; por vezes vamos em busca de algo e dificilmente percebemos que o caminho é mais interessante do que o fim em si próprio. É como a vida ou como o amor.
3 – “Os Dias de Saturno”, situa-se no século XVIII num período de grandes transformações sociais e de significativos avanços científicos e intelectuais. E estes nossos novos tempos? Serão terreno fértil para inventar ou reinventar a escrita?
Felizmente a Literatura é um fértil alfobre onde ainda há espaço para invenções e reinvenções. A nossa língua permite tudo isso, seja pela incorporação de novos hábitos sociais, seja pela apreensão de novos vocábulos. O mundo está em constante mudança, assim como a nossa Língua. Tudo isto permite novas abordagens, por vezes bem sucedidas, outras nem tanto. O facto de estarmos a viver algumas transformações referentes ao modo como lemos - o caso do ebooks - irá fazer com que a escrita também sofra modificações, pois os canais também eles estão a mudar a forma como encaramos o livro enquanto objecto. São questões interessantes a que devemos ficar atentos.
4 – Como encara o processo criativo? Tendo em conta que se debruça sobre o romance histórico, com o cuidado a ter nos ambientes, no vestuário, no cuidado da linguagem e na pesquisa aturada, encara-o como um processo extenuante, absorvente e com uma forte componente de risco ou, pelo contrário, um processo natural onde o imaginário lhe flui com simplicidade?
É difícil falar sobre o meu processo criativo pois eu próprio nem sei às vezes como as coisas acontecem. Não é uma questão de inspiração, mas sim de muito trabalho. É um conjunto de complicações que se encadeiam desde a ideia original até à sua conclusão. Como referi, tenho muita curiosidade sobre determinados temas e isso leva-me a fazer pesquisas aturadas, mas gosto desse processo. Não direi que é extenuante porque me dá muito prazer. Gosto de aprender, de saber. Depois, durante esse processo, deixo o meu espírito criativo divagar e fico aberto a novas ideias que surgem, muitas vezes, quando encontro uma palavra, uma simples palavra usada nesses tempos de antanho. Fico fascinado pelas palavras, pelos seus significados e pelas imagens que elas proporcionam quando lidas. Umas conferem um ritmo e uma malícia interessante ao texto e isso agrada-me bastante. Existe um grande componente de risco, por isso demoro muito tempo a escrever. Tenho de sentir essas palavras, ter um conhecimento profundo sobre a época que vou trabalhar. A maior parte das vezes não uso a totalidade das minhas informações, não são precisas para o romance, mas tenho de as sentir na minha cabeça. Tenho escolhido criar romances históricos porque me possibilitam um certo imaginário, como se a distância temporal permitisse certas veleidades criativas e romanescas. Além disso, os meus romances, apesar de históricos, são sempre sobre os invisíveis da História, aqueles que não figuram nos livros. Depois de ter feito a investigação, deixo tudo a marinar na minha cabeça e a trama vai urdindo-se, paulatinamente e então começo a escrever. Por vezes tudo muda, as ideias alteram-se e o romance segue outro caminho, surpreendendo-me, na maior parte das vezes, para melhor. No fim de cada livro fico vazio, como uma garrafa e depois lá começo a encher a vasilha que se segue.
5 – “Os Dias de Saturno” a fazer jus à crítica comummente aceite, é “um romance fascinante sobre o amor e a sua impossibilidade, com doses iguais de humor e dramatismo”. É o amor assim tão impossível? Não deveria ser, à semelhança da escrita, uma reinvenção diária? Não deveria ser essa a nossa… Demanda?
Sou um homem apaixonado e sempre acreditei no amor. Pode parecer impossível à partida, mas o caminho a percorrer é frutuoso. Para isso, para ele se concretizar, o amor deve ser uma reinvenção diária pois não é fácil construí-lo e mantê-lo. Curiosamente, quando escrevi "A Demanda de D. Fuas Bragatela", a demanda do meu personagem, no princípio, era uma questão material, mas depois, durante o processo de escrita, ele seguiu por outro caminho, como na letra Pitagórica (Y), acabando por descobrir o amor. No final, essa era a sua demanda e a de todos nós. No romance em que estou a trabalhar a questão da impossibilidade do amor também se coloca, mas não foi uma situação pensada. Acabou por surgir no decorrer do processo. Ou seja, ando sempre a escrever à volta do mesmo...
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
O DETALHE
Quadro de Helena Abreu |
Às vezes escrevo para fazer jeito ao dedo, até chegar aquele texto. Outras para me tornar melhor. Não é que a salvação
esteja na escrita, mas um dia a vida vai acabar de qualquer maneira e a noite é
demasiado longa para histórias curtas...
O verão começara
com o teu sorriso e prolongara-se noite dentro. Escura, amena. Os lábios,
macios, escondidos num beijo de olhos fechados. De olhos fechados o
universo perde importância e os nossos corpos, juntos, tornam-se infinitos, sem
pressas, apesar de saber que não tenho noites suficientes para envelhecer nos teus braços. O
tempo é um detalhe que vai e vem, sem palavras, dentro da memória, no momento
em que me esqueço dos nomes das
coisas e sinto a intermitente presença da tua falta. Perco-me às metades no teu corpo e tu a
tornares-te inteira numa lógica de que só a minha pele conhece a fórmula, sem
raciocínio, vontade ou semântica. E imploro-te que não acendas a luz
para poder ver a madrugada a partir.
E, lentamente, adormecemos.
SETE PECADOS
Já tem data marcada lá para Outubro. A minha participação com um pecado numa colectânea com dois volumes, 400 páginas e muitos autores conhecidos que por aqui andam... Com a chancela, da sempre esforçada, Pastelaria Estúdios Lá mais para a frente falamos...
sexta-feira, 26 de julho de 2013
NO 34 - 2º ESQUERDO, DA MINHA RUA
Trish Biddle |
No trinta e quatro segundo
esquerdo da minha rua, há um homem que conta histórias no papel, há casas antigas,
com chaminés donde não sai fumo. Há paredes, ladrilhos e estendais. Há carros,
barulho, velocidade, pombos e pardais. Há graffittis e assaltos, ternuras e
tristezas, subidas e descidas, há igrejas, escola e mercearias. Na minha rua há
sonhos, sortes e carências, ilusões, mentiras e desejos. Há olhares, intenções,
dívidas e abraços. Há Natais, festas, música, pedras, caminhos e Pessoa… fado e
futebol. Há sempre fado e futebol… Fátima é lá longe e anda esquecida. Há
memória, relevâncias , excrecências , advérbios e substantivos, há gramática de
afectos de tempos idos, há doces, cores, sabores, café, há tu e eu, de vez em
quando, no trinta e quatro segundo esquerdo, da minha rua…
DE CORPO INTEIRO
IraTsantekidou |
O destino era assim uma espécie de folha rasurada, várias vezes, onde perdia o teu corpo fragmentado em memórias e o achava, inteiro, suspenso na métrica e no perfume das palavras...
IN, Verde, Código Verde - O Romance
quarta-feira, 24 de julho de 2013
QUER ESCREVER UM BEST SELLER?
Pintura de Karin Jurick... |
E hoje, depois de ter recebido este mail de uma amiga:
|
19:06 (há 5 horas)
| |||
|
Caro Luis,
Desculpe não lhe ter dado conta dos resultados do meu contacto com a *****, mas foram tão desmoralizantes que nem me apeteceu escrever sobre o assunto.
"Catálogo fechado nos próximos dois anos" - foi a resposta.
Para bom entendedor... "
Para além de achar que muitas destas editoras não chegam a 2015, decidi fazer um pastiche de um texto do Roberto Gomes e fugir um pouco ao "catálogo" do nosso blog.
Reúna
algumas palavras delicodoces, enjoativas mesmo, misture-as com um pouco de
mistério kitsch, dê-lhes muito movimento, cor e ruído. Junte mais duas alminhas
cujos corações ainda não sabem que gostam um do outro, um pouco de drama um
pouco de humor, sexo e um enredo lendário. Alguém que descobre uma mensagem
sobre fadas e unicórnios e que só consegue decifrar metade da mensagem. Gaste
metade do livro a apresentar as personagens, de preferência ocas, planas,
vazias e sem densidade psicológica e a outra metade a decifrar o mistério…
Junte-lhe ainda lágrimas e clímax, mexa rápido e volte ao ponto de partida.
Repetir tudo de novo. Tire umas fotografias com Photoshop. Publique no Facebook
umas frases elaboradas, tipo filosofia de alcova, adicione elogios a terceiros,
junte também, moderadamente, auto-elogio. Faça umas poses, adicione-se a tudo o
que é rede social e faça likes à bruta nas frases básicas dos colunáveis que
pululam nas redes. Alguns deles gostam de ser bajulados. Faça-se amigo e
comente os blogs onde regurgitam baba literária de sucesso
repentino. Daqueles que falam na casa com piscina, nos empregados e dos metros
quadrados que distam dos mosaicos da cozinha até ao conforto e arrojo da
estética dos sanitários. Pense sempre em
dinheiro e não tenha quaisquer veleidades literárias. Escrever em inglês abre portas. Se escrever em português, inspire-se nas traduções
de best-sellers em português pedregoso. Não faça dietas à base de Aquilino,
Camilo ou Saramago, mas antes assim ao estilo rasteiro do José Rodrigues dos
Santos. Tal como ele. Use personagens ocas, planas e sem densidade psicológica.
Não complique. As mulheres são sempre jovens e bonitas. As feias são sempre sofridas
e tristes. As bonitas são burras. Pelo menos um dos personagens deve imaginar
que tem por missão salvar o planeta. Apresentados os personagens, crie um
conflito. Soa-lhe igual a tanta outra coisa? Paciência! Não se chateie: você quer ganhar dinheiro e
não convém estar virado para originalidades. Há quem faça isso, nas novelas,
anos a fio e ninguém se importa. Aflore, en passant, uma ligação com o Vaticano
ou com a Maçonaria e pronto! Está no bom caminho. Se não sabe inventar enredos não faz mal. Faça como a Clara de Sousa: Junte meia dúzia de receitas de culinária da sua avó querida, arranje uma capa gira e ponha uma maquilhagem forte. A banalidade é a chave do sucesso!
Etiquetas:
banalidade,
best,
Clara,
dinheiro,
lietratura,
Livro,
mesmo,
Santos,
seller
Subscrever:
Mensagens (Atom)