terça-feira, 30 de outubro de 2018
O MATRECO
"Diz-se às vezes da poesia
O que o matreco diz
de uma mão sem pulso."
IN, Histórias Muito Pequenas e Muito Más
Vasquinho Dasse
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
CORPOS
"Sou dois corpos em dias alternados.
Nuns sou instrumento da felicidade e da sabedoria,
Noutros sou produto da razão.
Na maior parte das vezes nenhum deles sai de casa,
limitando-me a olhar, da janela, o mundo que o poeta escreveu."
IN, Des Existir do Improviso
sexta-feira, 5 de outubro de 2018
NO PROGRAMA
Poster Mostra Pública e poesia urbana - 1/2 | É a vida Alvim 3/10/2018
E assim se passou uma manhã em excelente companhia. Grato ao Alvim e a toda a equipa pela sua generosidade e capacidade de divulgação de coisas novas que se fazem por aí.
quarta-feira, 3 de outubro de 2018
É A VIDA ALVIM
E hoje fui um dos convidados do programa É a vida Alvim do Fernando Alvim, no Canal Q, juntamente com o Bruno Pereira e a Rita Braz para falar de Posters, Poesia, literatura, bric-à-brac e mais umas botas. O programa passa, hoje, à meia noite, na posição 98 da MEO, 70 da NOS e 19 da VODAFONE.
Resta-me agradecer ao Alvim pela sua generosidade e capacidade de divulgação de coisas novas que se fazem por aí e a toda a equipa.
segunda-feira, 1 de outubro de 2018
FOI BONITA A FESTA, PÁ!
Recebendo o prémio das mãos do presidente da União de freguesias de Fânzeres/S. Pedro da Cova Pedro Miguel Vieira
Sessão de auógrafos
Apresentação do livro pela Cláudia Maria Neves, entre Maria José Cardoso e Pedro Miguel Vieira
Para além do prémio monetário e da edição do livro, uma peça muito bonita
"Há, efectivamente, mais vida para além do Orçamento e mais vida para além de Lisboa. Com ideias e vontade se vai desenhando o futuro. Quero aqui registar o meu apreço pelas iniciativas de âmbito cultural levadas a cabo pela Junta da União das freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova."
Palavras ditas na 24ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres que volto a sublinhar e, mais uma vez, registar o meu agradecimento pela amizade, pelo carinho, pela forma como fui tratado pela organização do Prémio, que culminou numa cerimónia com música e poesia na Casa de Montezelo, com apresentação do livro pela Cláudia Maria Neves e excelente declamação de alguns poemas selecionados por Cidália Santos.
http://www.fanzeres-saopedrodacova.pt/index.php/noticias-2/noticia/34-destaque-2/1910-premio-nacional-de-poesi
https://www.wook.pt/livro/des-existir-do-improviso-luis-bento/22239960
http://www.fanzeres-saopedrodacova.pt/index.php/noticias-2/noticia/34-destaque-2/1910-premio-nacional-de-poesi
https://www.wook.pt/livro/des-existir-do-improviso-luis-bento/22239960
sábado, 15 de setembro de 2018
TEMOS LIVRO!
Lançamento do Livro vencedor - da 27.ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres
"Des Existir do Improviso", de Luís Bento 30 de setembro | 21h30 | Casa de Montezelo.
A Cerimónia contará com um momento Musical e declamação de Cidália Santos.
No final será servido um Porto de Honra
sexta-feira, 3 de agosto de 2018
CENTRO DE ESTUDOS MÁRIO CLÁUDIO
O meu texto "A Pintora em Festa", foi incluído na Antologia de Contos 2018 do Centro de estudos Mário Cláudio o que me deixa orgulhoso e reconhecido. Grato ao júri e à organização!
quarta-feira, 18 de julho de 2018
VACA LEITEIRA
A gerência deste blog adverte que qualquer semelhança entre este personagem e uma "vaca leiteira" é pura coincidência do foro bovino.
sexta-feira, 29 de junho de 2018
NADADOR SALVADOR
Escritores desempregados, candidatos a emprego sazonal como nadadores-salvadores no litoral alentejano, pensam em metáforas e metonímias sobre o mar enquanto salvam pessoas.
quinta-feira, 31 de maio de 2018
27ª edição Prémio Nacional Vila de Fânzeres 2018
http://fanzeres-saopedrodacova.pt/index.php/noticias-2/noticia/34-destaque-2/1832-luis-bento-vencedor-de-poesia
A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova anuncia com agrado, que o concorrente Luís Alberto Gonçalves Bento foi o vencedor da 27.ª edição do Concurso Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a obra “Des Existir do Improviso”, pseudónimo Miguel Barbosa.
O Prémio Nacional de Poesia, com início em 1990, conseguiu afirmar-se nesta jovem Vila – Fânzeres, tendo conseguido ultrapassar, quer as fronteiras da freguesia, quer do concelho de Gondomar, com concorrentes de todo o território Nacional.
É com enorme alegria que verificamos o aumento de participantes nesta 27.ª edição, tendo já ultrapassado a meia centena, facto que já não se verificava há mais de 20 anos, bem como a excelente qualidade das obras apresentadas, facto salientado pelo júri.
A Junta de Freguesia, motivada também pela crescente participação e carinho demonstrado pelos concorrentes ao longo destes anos, pretende dar continuidade a este prémio, valorizando todos aqueles que têm uma grande paixão por este género literário.
Queremos, por último, agradecer a colaboração inestimável dos membros do júri, Luís Fonseca Raimundo, editor executivo da Chiado Editora, Professoras Maria Olinda Soares e Maria Augusta Lopes, que que com entusiasmo e dedicação, analisaram as obras apresentadas.
O Prémio Nacional de Poesia, com início em 1990, conseguiu afirmar-se nesta jovem Vila – Fânzeres, tendo conseguido ultrapassar, quer as fronteiras da freguesia, quer do concelho de Gondomar, com concorrentes de todo o território Nacional.
É com enorme alegria que verificamos o aumento de participantes nesta 27.ª edição, tendo já ultrapassado a meia centena, facto que já não se verificava há mais de 20 anos, bem como a excelente qualidade das obras apresentadas, facto salientado pelo júri.
A Junta de Freguesia, motivada também pela crescente participação e carinho demonstrado pelos concorrentes ao longo destes anos, pretende dar continuidade a este prémio, valorizando todos aqueles que têm uma grande paixão por este género literário.
Queremos, por último, agradecer a colaboração inestimável dos membros do júri, Luís Fonseca Raimundo, editor executivo da Chiado Editora, Professoras Maria Olinda Soares e Maria Augusta Lopes, que que com entusiasmo e dedicação, analisaram as obras apresentadas.
Surpreendido e muito feliz, é como me sinto por ter sido distinguido com a 27ª Edição do Prémio Nacional da Vila de Fânzeres. Recebi a notícia no dia da defesa da Dissertação de Mestrado, uma grata surpresa que tornou o meu dia bem melhor. Resta-me ainda agradecer o carinho, a simpatia e a condução do processo burocrático por parte da Drª Maria José Cardoso. Uma distinção que, obviamente, constitui um excelente incentivo para mais produção literária.
segunda-feira, 21 de maio de 2018
TODOS OS DIAS SÃO MEUS
Acabei de ler, de um fôlego, o livro
“Todos os dias são meus” da autoria de Ana Saragoça, actriz, tradutora,
escritora, mulher de sete ofícios, editado pela Planeta e digo de um fôlego porque a
história, que se desenrola num prédio onde ocorreu um crime, escrita com grande
mestria, nos empurra, página após página, para a necessidade de descobrir o culpado, o quanto antes. O
ritmo é vertiginoso, todos contam a sua história com ironia fina, da porteira
ao quadro da empresa, da namorada do engenheiro que deixa a polícia com calores
aos gémeos hiper-activos, à excepção da vítima, num tom lento, terra a terra,
apagado como toda a sua figura. Ficamos a saber quem foi o culpado umas páginas
antes do fim, superiormente construído. Com prefácio de Mário de Carvalho, o livro
sendo leve, tem argumentos de peso na forma como a autora nos revela o absoluto domínio com que brinca
com as palavras. Dizem que é o primeiro romance. Aguardamos, com ansiedade, pelo segundo…
segunda-feira, 7 de maio de 2018
NOS 200 ANOS DE KARL MARX
Só Karl Marx com o
seu materialismo dialéctico e a exploração do homem pelo homem estava certo: tudo
o que existe e move o mundo é material. Tudo o que existe e é material, e faz
mover o mundo leva à exploração do homem, assim, se desmaterializarmos, na
essência e na substância, aquilo que faz mover o mundo, conseguimos explorar o
homem sem ele dar por isso…é a essência e a substância das redes...
quinta-feira, 3 de maio de 2018
RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM
Retrato do artista quando jovem...
E quando "vamos à terra" e descobrimos, na casa da avó, aquela fotografia de fevereiro de 1966, dos "Studios Silva Couto", em Campolide, onde hoje existe um cabeleireiro. Tradicionalmente, a fotografia era tirada ou a simular um telefonema, agarrado ao aparelho ou com um peluche. Marketing e modas de outras eras...
segunda-feira, 23 de abril de 2018
FRAGMENTO
Medium |
Sou um fragmento sem explicação, sem porto de partida nem ninguém para esperar à chegada. Somos vítimas do abismo feito de lençóis e da vontade do verão em querer ir embora, uma improbabilidade matemática na poeira cósmica e infinita do universo, onde só interessa a linha de crédito a seis meses, sem juros e a náusea que sinto já não sei porquê. Ontem tinha menos anos que hoje, menos rugas e mais paciência. Família? Vai bem obrigado! Ainda acordo, sem grandes certezas, todas as manhãs, ainda moro na mesma rua, na mesma casa, no mesmo corpo.
Desencontrámo-nos. O tempo corre depressa, eu penso devagar
E nesse hiato poético,
Anoiteço.
Desencontrámo-nos. O tempo corre depressa, eu penso devagar
E nesse hiato poético,
Anoiteço.
quarta-feira, 11 de abril de 2018
EXCELENTÍSSIMO SR. DR.RONALDO DAS FINANÇAS
HenriCartoon
|
EXCELENTÍSSIMO SR. DR. RONALDO DAS FINANÇAS
A minha tia da parte da
minha mãe dizia que eu levava jeito para a escrita e para incomodar os
“grandes” com assuntos desagradáveis, para além disso sou também doente
oncológico, desempregado de longa duração e bom observador. Constato, por isso,
com relativa facilidade, que vossa excelência domina com excelsa mestria, a conjugação
dos verbos com a terminação em “AR”, a saber: Cobrar, Pagar, Identificar... Vem
isto a propósito do facto de vossa excelência ter afirmado, recentemente, que
tinha identificado o problema da quimioterapia pediátrica do Hospital de São João
no Porto, ora caríssimo Mário Centeno, o que se pretende não é que o senhor
tire o bilhete de identidade ao problema, mas, tão só, que se disponha a usar verbos
com outras conjugações terminadas, por exemplo, em “IR”: Intervir, Agir, pois
creia-me vossa excelência que essa minha tia, coberta de razão, achava que os
afazeres de um político se mediam pela bitola de um “vulgar de Lineu”
administrador de condomínio: receber as quotas e proceder à manutenção do edifício
com os elevadores a funcionar. Ora, na prática, acredito piamente que se tenham
lembrado de lançar esta notícia cá para fora, para mostrar “àqueles gajos do
teatro” que não há dinheiro para a cultura, boa malha! Que nisto da política, há
quem diga que é a arte do possível, opinião partilhada pela minha tia, que
acreditava serem (alguns) políticos verdadeiros artistas. Eu já não reclamo com
a falta de papel higiénico nos WC’s de alguns hospitais ou que a enfermeira não
tenha agulhas finas e espete, na mão, um ferro digno de aplicação equídea
quando vamos às consultas, mas as crianças Senhor… apanhadas por uma doença
traiçoeira ainda terem que ganhar calo e resistência para aquilo que vão
suportar nos hospitais do SNS na vida adulta é que já é demasiado. Por isso, e
para concluir, sei que vossa excelência, no atapetado vetusto dos gabinetes
ministeriais não se apercebe que esta situação dói mais que o diferencial entre
0,7% e 0,9% do deficit “para inglês ver”, mas veja lá, pela sua saudinha, se
brevemente começa a conjugar o verbo “libertar verbas para os Hospitais”…
De Vossa Excelência
Atentamente
LB
quarta-feira, 21 de março de 2018
POESIA DA PRIMAVERA
sexta-feira, 2 de março de 2018
GENTE SÉRIA
Casa cheia, num final de tarde, na Livraria Ferin, ontem, dia 1 de Março. Hoje, dia 2, já está lido. Retratos de uma época, épocas, episódios que reconhecemos dos tempos em que "íamos à terra", numa escrita por vezes dura e sarcástica, frequentemente observadora, de tal modo nos transporta para os espaços onde se move a riqueza das personagens criadas com esmero que nos obriga à leitura compulsiva.
Um caso sério... de literatura!
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
CENTRO DE EMPREGO
Fredrik Raddum
|
É assim que nos sentimos depois de uma entrevista no Centro de Emprego...
Imagem: Fredrik Raddum
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
ATHENA
Adicionar legenda |
A minha crónica na Revista Athena:
por Athena
A REVOLUÇÃO – por Luís Bento
Ao certo não sabia qual fora a deixa para entrar em cena. Se o sorriso precário marcado a amarelo torrado, difuso e cinza do tabaco, se a singeleza da herança genética.
O pai exasperara-se com a progressão linear, sempre às arrecuas, para uma existência chã e sem brilho, e demandara por Lisboa para emendar a vida acabando por gretar as mãos nos andaimes. A mãe a servir em casa de uns senhores, embevecida com as histórias que ouvia em serões de tertúlia sobre os feitos e bravatas de Gonçalo Mendes da Maia – O Lidador – Achara-lhe graça, juntara os trapos e baptizara o rebento com o nome de Gonçalo, a desaguar num castrador Gongas longe dos desígnios de sucesso e grandeza, sem direito ou recurso a contestação, com Deus a brincar com a sua inocência e o destino a passar rasteiras.
Para além da singeleza da herança genética, fintara letras e algarismos na escola, tirando a ferros, distinta formação em sessões contínuas de matraquilhos. Dali até à idade legal passara menos de um fósforo e aí arranjara trabalho na fábrica de cablagens, acabando por perdê-lo na idade madura e derretera, no imediato, todas as esperanças. Vivia na ignorância, a manifestar-se pelo escárnio e pela agressividade a cujo binómio complacente juntara o ócio e um grão na asa ocasional.
Farto de ruminar apetites e vontades ao ritmo afiado do infortúnio, com duas prestações da casa em mora e o gás por pagar, mais uma série de minudências dessas com paradeiro incerto, decidira-se pela revolução numa noite de borga, escudando-se para isso, no sólido argumento de duas grades de “mines” com o qual convencera dois vizinhos, convictos benfiquistas, sempre prontos para a pancada. Fiat Uno de mil novecentos e noventa e quatro, uma granada de recordação da Guiné, uma faca de mato de ir às lapas nos pontões da Cova do Vapor e a “flóber” que o padrinho lhe oferecera à entrada da adolescência. De olho nos preparativos do exército, a mulher assomara à janela do primeiro andar, ainda a limpar um pratinho da extinta cerâmica de Sacavém com o desenho de um cavaleiro empinado, brandindo uma espada, que o tio coxo encontrara numa obra em que mandou umas paredes abaixo, movida pela curiosidade daquela saída extemporânea ficando a saber que eles iam a Lisboa fazer uma revolução que já era tempo… Encolheu os ombros entre o enfado e a saturação e lembrou-lhe que, de caminho, passasse pela Damaia lá por casa do sogro e pedisse vinte “éros” para que não lhe cortassem o gás no dia seguinte.
De vez em quando, apesar do esforço, não se furtava à visita de médico que o passe social lhe permitia. Lá ia ele, com o saquinho da Zara com o tupperware dos restos do almoço, suportar, no olhar, o peso da reprovação pelo plasma, o telemóvel, o aparelho dos dentes do miúdo, mais o gajo do banco a ligar por causa do buraco na conta, cratera sem fundo, à sombra de juros, mora e comissões que lhe reduzira o orçamento à condição de destroço. Achava que chegara a hora de contrariar o destino, os anos de ócio e imprevidência.
O carro transpirava fadiga dos metais na descida da rampa dos cabos de Ávila, num esforço digno de registo no manual de mecânica, rangendo fissuras e desequilíbrios quase a chegar aos oitenta com o vento pelas costas. O plano fora delineado pelo caminho abrindo garrafas a eito, sem dó nem piedade: tomar de assalto a RTP anunciando aos microfones a revolução e tomada de reféns se fosse preciso.
Roncavam, a sono solto à entrada dos emissores quando, ao amanhecer, sentiram umas pancadas secas e vigorosas no vidro do condutor e um olhar farejador e inquisitorial ornamentado com uma farda da Securitas a demandar sobre o que se passava ali.
A manivela a baixar o vidro que só desceu pela metade e o Gongas, ainda estremunhado, a esticar o pescocinho fino e esguio e a inclinar, com sacrifício, a cabeça pondo a testa de fora e, de olhos semi-cerrados, a articular aos bochechos que vinham fazer uma revolução…
Pois vão lá revolucionar para outro lado!! Andor que isto aqui não é a Santa Casa!!
O Gongas olhou para os companheiros esbugalhados, as grades de mines vazias e a vontade aflitiva de mudar a água às azeitonas e aceitou, e agradeceu, com um aceno reverencial, o empurrãozinho para ajudar o Fiat a pegar decidindo, naquele momento, abortar o golpe de estado. Na descida do Monsanto deu uma olhadela de soslaio ao ponteiro da gasolina a cavalgar a reserva e viu que ainda ia muito a tempo de meter para a IC19…
O sol já despontava e o trânsito começava a engrossar. Se se despachasse, ainda o apanhava, era só suportar o tal olhar, um saltinho à Damaia e… sacar vinte euros ao velho para não lhe cortarem o gás…
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
sábado, 20 de janeiro de 2018
UNDER THE COVER
Recentemente, numa visita à Gulbenkian, descobrimos a UNDER THE COVER, uma loja de publicações independentes, de grande qualidade, num espaço muito agradável que convida a explorar as novas vanguardas e onde a dificuldade reside na escolha do número de exemplares a adquirir. Da experiência, fica aqui a entrevista que a UNDER THE CONVER concedeu ao nosso blog.
1 – Como surgiu o
projeto Under The Cover?
A loja under the cover abriu portas em Dezembro de 2015 por
iniciativa de Luís Cunha e Arturas Slidziauskas, mas o projeto começou a ser
delineado quase um ano antes. Algo que tínhamos como certo desde o início era
fazer algo que gostássemos na nossa vida pessoal. Sempre tivémos uma paixão por
revistas e publicações independentes, e sentimos que havia um espaço por
preencher na cidade. Viajámos e procurámos inspiração noutras lojas do género
espalhadas pela Europa, e assim nasceu a under the cover: uma loja
especializada em publicações criadas para inspirar o leitor.
2 – Na sociedade atual
em que, apesar de haver maior quantidade de meios de comunicação, a vertigem do
tempo impede as pessoas de ter um maior contato direto, o tipo de revista como
a que encontramos na Under The Cover poderá ser uma forma de resistência?
Acreditamos que numa sociedade pautada pela rapidez dos acontecimentos e em que os objetos perdem a palpabilidade, momentos em que desconectamos e folheamos pausadamente uma revista, são um privilégio que não deve ser negado e uma necessidade para o bem-estar. É um hábito simples que tem um incrível potencial de melhorar o nosso dia.
3 - Que pensa do livro
e da revista digital? Teme-os ou, pelo contrário, acha que poderá ser um
complemento?
Ao contrário do que se poderia pensar, as plataformas digitais
têm sido as melhores aliadas das publicações independentes. Prova disso são os
inúmeros exemplos de revistas que nascem secundariamente a plataformas
digitais: Hypebeast, The Rolling Home, A City Made By People, Printed Pages...
O meio digital é excelente para testar modelos a custos reduzidos. Se o formato
digital reúne popularidade e tem os seus fãs, transitar para o papel é um passo
menos arriscado. Estas plataformas têm sabido aproveitar o formato físico
enriquecendo a experiência de leitura e oferecendo conteúdos que não são
possíveis obter através da internet.
4 - Como se gere um
negócio livreiro deste tipo?
É com muito prazer que fazemos o que fazemos, temos por isso
dificuldade em vê-lo como um negócio. Grande parte do nosso tempo é passado na
pesquisa de novas publicações e na curadoria dos produtos. Estamos
especialmente atentos ao que se está a fazer de mais vanguardista na cena
editorial internacional. Este é um mundo novo para nós, e ainda estamos a
apender com os nossos erros e sucessos. Em última instância, são os nossos
leitores que ditam se estamos a fazer bem o nosso trabalho. Eles estão na nossa
mente na tomada de qualquer decisão e é a eles que temos que a agradecer tudo o
que construímos.
5 - Que livros e
outros materiais podemos encontrar na sua livraria?
A under the cover é uma livraria contemporânea. Disponibilizamos
livros, e principalmente revistas internacionais, que fazem uma abordagem fresca
e irreverente de temas como a arte, moda, design, fotografia, gastronomia,
viagem, música, sociedade, estilo de vida, etc.
6 - Para terminar, fale-nos
um pouco sobre algum episódio especial ou fora do comum que tenha sucedido na
sua atividade, do espaço e onde se situa, para que os nossos leitores a possam
visitar.
A melhor recompensa que podemos ter é o reconhecimento de quem nos visita. Ver alguém
tão entusiasmado com as publicações como nós próprios, e que encontra nelas
motivo de inspiração. E depois há aquele momento, que fecha um círculo, em que
alguém que descobriu uma revista no nosso espaço, acaba por escrever para ela.
Isto já aconteceu antes e nós esperamos que aconteça muito mais vezes. É desta
relação próxima entre editores, contribuidores e lojistas que o mundo das
publicações independentes é feito.
Convidamos todos a visitarem-nos e encontrar
inspiração nas páginas de uma revista. A loja está localizada em frente a uma
das saídas do Jardim da Fundação Gulbenkian, na Rua Marquês Sá da Bandeira 88b.
Os nossos produtos também podem ser adquiridos na nossa loja online em www.underthecover.pt
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
JANEIRO DE 2056
A crónica desta semana na Revista Caliban:
Eles
viviam em união de facto, há mais de quarenta anos, desde que se conheceram na
colónia C2C de Marte. Uma tarde,
quando se encontravam a descansar na sala, o sensor do sinal vital emitiu um
alerta sobre ambos e ordenou que se dirigissem ao Centro de Atendimento de
Longevidade Elevada. Aí chegados, a equipa de enfermeiros aplicou o scanner
para leitura digital que elaborou, de imediato, o diagnóstico preciso, rigoroso
e incontestado, com validação final do robot de serviço. Os dados foram
comunicados à administração do Centro, aos Serviços Administrativos do
Ministério do Bem-Estar Social, da Segurança Nacional, do Recenseamento
Demográfico e das empresas de distribuição de notícias, consumo e fornecimento
de serviços básicos, bem como à Associação de Supervisão de Robótica.
No
Centro de Atendimento de Longevidade Elevada, foi-lhes comunicado que a
gravidade da doença detetada, apresentava uma reduzida esperança de vida, não
ultrapassando, com cem por cento de probabilidade, os sessenta dias, o que
implicava o uso de medicação e meios técnicos de suporte artificial de vida,
muito avultados, só autorizados, em casos excecionais, a casais jovens e
crianças. O robot elaborou o orçamento e providenciou a autorização e impressão
de dois Vauchers para transporte e
comida e um item de consumo indiferenciado, com validade de doze horas.
Apanharam
um fast-táxi e na loja estatal de
consumo standard-hermético, perto do edifício onde moravam, esgotaram o valor
do Vaucher na compra de faisão,
caviar, trufas, um néctar da Provença premiado com várias medalhas de ouro e um
ramo de flores. Já em casa, o robot Homefriend
da série II encheu uma jarra com água para colocar as flores, pôs a mesa e foi
abrir as camas. Comeram em silêncio, foram deitar-se, despediram-se e o
prestável Homefriend série II
desligou o serviço de domótica. Na manhã seguinte, o Homefriend série II abre a porta a dois homens de farda
azul-marinho, que se apresentam como funcionários da Secretaria de Estado da
Orçamentação do Bem-Estar Social, com um tablet,
para leitura de uma comunicação do secretário superior e reconhecimento facial.
Seguindo
os procedimentos, é-lhes aplicada uma injeção-laser com um composto atordoante
de não-retorno.
Morrem
em paz e sem dor. Com a ajuda do prestimoso Homefriend
série II enfiam os corpos dentro de sacos pretos, selam-nos e colocam-nos numa
carrinha de transporte e combustão. Contornam o quarteirão e entram na marginal
junto ao rio. Os corpos são incinerados em andamento. Param junto ao Padrão
Comemorativo da Colonização de Marte e atiram as cinzas ao rio. Os dois
funcionários voltam a entrar na carrinha de transporte e combustão, leem no
computador de bordo a nova mensagem que chegou da Secretaria de Estado da
Orçamentação do Bem-Estar Social, fazem uma curva de cento e oitenta graus e
seguem em direção à casa de uma mulher de trinta e cinco anos, que tem um filho
menor com cancro…
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