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terça-feira, 28 de maio de 2013

PENSO, LOGO EXÍLIO

Imagem retirada da net
A tia costumava dizer que ele era assim, meio avariado, desde pequenino, que trazia lá dentro, algum botão escangalhado. E dizia-o com ar blasée enquanto distraía a vista cansada nas montras da Joframa, na rua dos Fanqueiros, pejada de manequins amarelos e mortiços, aqui e ali esfolados e com mossas na tinta. Era o tempo em que o universo era feito de legos, livros e coisas boas e em que todos queriam ser alguma coisa: polícia, bombeiro ou astronauta. Ele não queria ser nada. Imaginava-se apenas uma espécie de Vasco da Gama ou Sandokan a descobrir o remédio para tratar a doença da mãe, o absurdo estéril dos  achaques e maleitas que a faziam sofrer de fraqueza e   vomitar entre a casa de banho e o quarto de janelas fechadas, no escuro, a debitar pedidos e queixumes. Doía a cabeça, os rins, as costas, a barriga. É dos nervos dizia o médico É dor de alma  diziam as vizinhas e ele ficava horas , parado, a olhar para o estuque encardido  onde um fiosinho de humidade deixara marcas desde o interruptor até ao rodapé à procura, ali, de algum sinal da existência de Deus. A tia viera da terra para Lisboa  para dar uma ajudinha, achava que ele não tinha tino, que lho levara algum personagem dos livros que lia em demasia, quase tão mau como apanhar muito sol naquela moleirinha cheia de sonhos, mas ele sabia que  ela era afiambrada à socapa pelo Arnaldo do terceiro andar, chauffeur de carro de praça, Merecedes-Benz 200 D, arraçado de carro de combate , polido, lustroso, porta estandarte do belenenses  com imagem fluorescente da nossa senhora no tabelier.  Era nesses momentos que ele aproveitava para ir à caixinha, por trás do jarrão chinês da dinastia Ming que a mãe comprara quando ainda tinha disposição e sorriso, ao aldrabão do Mota da casa de móveis em segunda mão  que afiançava ser genuíno, que de qualidade e velharias percebia ele e tirar umas moedas para ir à mercearia comprar pastilhas e recordar com a Tininha as férias do verão anterior, em Santo André, com o avô a fazer vinho americano às escondidas porque era proibido desde o tempo do Salazar, a barrar manteiga nos dois lados das bolachas Maria porque era guloso e porque as lambia até derreter por não ter dentes.O amor com interrupções, as brincadeiras, as asneiras, muitas, mais que pedras no caminho de Pessoa. Esse Pessoa a tornar-se calhau imenso, estigma melancólico a atravessar-se com pontualidade arreliadora na alma lusa. As corridas para a aloja com cheiro a gasól, do motor de tirar água do poço, porque ela tinha medo dos javalis, cobras e ratos do campo. Trocavam carícias no meio das sacas de batatas  e a avó a espantá-los  com as mãos   ásperas, para ajudarem apanhar os marmelos que começavam a cair de maduros e faziam estrondo ao esborrachar-se nos torrões duros de terra seca,   a avó a gritar porque se esventravam e ficavam sem serventia. O mesmo som que ouviria mais tarde, quando aquele  alferes miliciano que cumprira tropa no Uíge  e que fora da Securitas e depois entrara para um banco e tinha uma mulher  hospedeira, muito bonita e, por sinal, muito simpáticos e se mandou da varanda descascada de um sétimo andar em Odivelas e ele a ouvir a avó gritar que eles se esventravam e ficavam sem serventia e a perceber que a morte tinha cheiro e que no fim ficava um silêncio absoluto, vereda estreita entre o pensamento e a fé, espécie de exílio onde o corpo resgatava a memória e o amor, que se tornava mais forte não pelo espaço ocupado no coração, mas pelo vazio que ficava quando partia…

3 comentários:

  1. Eu quis ser freira e sonhava com milagres enquanto comia bolacha Maria molhada em café com leite! :))))

    Beijos, Luís! É sempre um prazer ler-te! :))))

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  2. Você é um exímio mago com as palavras. dá-lhes vidas e elas saltam diante dos olhos com formas distintas de vento, casas, pessoas, sensações... Encantada!!!

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  3. Escrita contemporânea. Pura.
    É o fazer pensar sobre o mundo e a vida, o emergir da nossa condição de leitores à partida passivos, mas determinados pela leitura na atitude de escolha de ler quem assim escreve.
    Numa escrita narrativa profundamente inovadora, numa lógica de comunicação e de sucessão do tempo, afirmas fidelidade à memória doce de valores fundamentais como o amor, a vida, o ser.
    No meu entender, e já não é de hoje, és um escritor que evidencia um modo labiríntico de compor textos com registos diferenciados embora seguros e coesos, veiculando uma pungência de sensibilidade que confere ainda mais acutilância ao rigor formal e fechado das palavras. É uma escrita densa que obriga a leitura(s) conscientes e múltiplas. São leituras com uma ironia aguda que afirma uma vocação pessoal para a crítica pela observação de costumes e de ambientes político-sociais. Memórias…flashbacks que nos transportam a outros tempos sem perder o norte ou o pé que temos no presente. Uma quase consciência crítica em ambiente contemporâneo alicerçado à memória nacional do passado recente, numa evocação de ambientes e figuras próximas.
    Tens uma marca discursiva muito própria…persistente e inconfundível.
    Penso logo exílio.
    Leio logo lembro.
    Resta-me pensar… logo…
    Parabéns. Excelente.

    Beijo...
    M

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