sábado, 20 de janeiro de 2018

UNDER THE COVER





Recentemente, numa visita à Gulbenkian, descobrimos a UNDER THE COVER, uma loja de publicações independentes, de grande qualidade,  num espaço muito agradável que convida a explorar as novas vanguardas e onde a dificuldade reside na escolha do número de exemplares a adquirir. Da experiência, fica aqui a entrevista que a UNDER THE CONVER concedeu ao nosso blog.


1 – Como surgiu o projeto Under The Cover?

A loja under the cover abriu portas em Dezembro de 2015 por iniciativa de Luís Cunha e Arturas Slidziauskas, mas o projeto começou a ser delineado quase um ano antes. Algo que tínhamos como certo desde o início era fazer algo que gostássemos na nossa vida pessoal. Sempre tivémos uma paixão por revistas e publicações independentes, e sentimos que havia um espaço por preencher na cidade. Viajámos e procurámos inspiração noutras lojas do género espalhadas pela Europa, e assim nasceu a under the cover: uma loja especializada em publicações criadas para inspirar o leitor.

2 – Na sociedade atual em que, apesar de haver maior quantidade de meios de comunicação, a vertigem do tempo impede as pessoas de ter um maior contato direto, o tipo de revista como a que encontramos na Under The Cover poderá ser uma forma de resistência?

Acreditamos que numa sociedade pautada pela rapidez dos  acontecimentos e em que os objetos perdem a palpabilidade, momentos em que desconectamos e folheamos pausadamente uma revista, são um privilégio que não deve ser negado e uma necessidade para o bem-estar. É um hábito simples que tem um incrível potencial de melhorar o nosso dia.

3 - Que pensa do livro e da revista digital? Teme-os ou, pelo contrário, acha que poderá ser um complemento?

Ao contrário do que se poderia pensar, as plataformas digitais têm sido as melhores aliadas das publicações independentes. Prova disso são os inúmeros exemplos de revistas que nascem secundariamente a plataformas digitais: Hypebeast, The Rolling Home, A City Made By People, Printed Pages... O meio digital é excelente para testar modelos a custos reduzidos. Se o formato digital reúne popularidade e tem os seus fãs, transitar para o papel é um passo menos arriscado. Estas plataformas têm sabido aproveitar o formato físico enriquecendo a experiência de leitura e oferecendo conteúdos que não são possíveis obter através da internet.

4 - Como se gere um negócio livreiro deste tipo?

É com muito prazer que fazemos o que fazemos, temos por isso dificuldade em vê-lo como um negócio. Grande parte do nosso tempo é passado na pesquisa de novas publicações e na curadoria dos produtos. Estamos especialmente atentos ao que se está a fazer de mais vanguardista na cena editorial internacional. Este é um mundo novo para nós, e ainda estamos a apender com os nossos erros e sucessos. Em última instância, são os nossos leitores que ditam se estamos a fazer bem o nosso trabalho. Eles estão na nossa mente na tomada de qualquer decisão e é a eles que temos que a agradecer tudo o que construímos.

5 - Que livros e outros materiais podemos encontrar na sua livraria?

A under the cover é uma livraria contemporânea. Disponibilizamos livros, e principalmente revistas internacionais, que fazem uma abordagem fresca e irreverente de temas como a arte, moda, design, fotografia, gastronomia, viagem, música, sociedade, estilo de vida, etc.

6 - Para terminar, fale-nos um pouco sobre algum episódio especial ou fora do comum que tenha sucedido na sua atividade, do espaço e onde se situa, para que os nossos leitores a possam visitar.

A melhor recompensa que podemos ter é  o reconhecimento de quem nos visita. Ver alguém tão entusiasmado com as publicações como nós próprios, e que encontra nelas motivo de inspiração. E depois há aquele momento, que fecha um círculo, em que alguém que descobriu uma revista no nosso espaço, acaba por escrever para ela. Isto já aconteceu antes e nós esperamos que aconteça muito mais vezes. É desta relação próxima entre editores, contribuidores e lojistas que o mundo das publicações independentes é feito.

Convidamos todos a visitarem-nos e encontrar inspiração nas páginas de uma revista. A loja está localizada em frente a uma das saídas do Jardim da Fundação Gulbenkian, na Rua Marquês Sá da Bandeira 88b. Os nossos produtos também podem ser adquiridos na nossa loja online em www.underthecover.pt